quinta-feira, 19 de maio de 2016

Aula de Música 2016.1
Turno: Tarde - 15:00hs às 17:00hs
Jogos Rítmicos para Internalizar a Pulsação

Com o objetivo de internalizar nos alunos o que seria pulsação, e como ela funciona em sua constância, fôra aplicado momentos de pulsação em que os alunos ficavam num círculo e um a um deveria continuar a pulsação de onde o colega anterior parou, tendo sempre em vista o andamento que foi internalizado com ajuda dos bolsistas. O jogo consistia em mostrar letras que representavam ações que eles teriam que tomar dentro da pulsação que aprenderam anteriormente.

Por exemplo: continuando em circulo eles deveriam seguir as indicações dadas, sendo elas, em síntese M, PE, PD. M significa palma uma vez, PE significa pé esquerdo uma vez e PD pé direito uma vez. O círculo foi dividido em números de 1 e 2 em ordem, se o primeiro aluno fosse 1 o segundo, logicamente, seria o 2 e sempre alternando. Foram colocados no quadro da sala sequências simples e estas foram aumentando sua dificuldade com o decorrer do jogo. Os números 1 iniciaram com PD e os 2 com PE. Depois alternaram, após isso os números 1 ficaram com PD e PE, sucessivamente, e os números 2 com PE e PD.

O mas interessante nessa atividade é o fato de que alguns alunos haviam internalizado tão bem a pulsação que chegavam a brincar com isso, enquanto alguns que pareciam não ter entendido na verdade estavam com vergonha dos outros, mas no fim os alunos, em sua maioria, mostravam, nitidamente, melhoras consideráveis nas pulsações indicadas em relação ao início das aulas.

Bolsistas desta aula: Joaquim Claúdio e Yamna Chaim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário